domingo, 28 de abril de 2013

Conflitos na Cáucaso

O cáucaso é uma região montanhosa situada entre os mares Negro e Cáspio. É o ponto equidistante entre a Europa e a Ásia e também o "limite" entre as religiões Cristã e Islâmica. No cáucaso vivem cerca de 50 etnias diferentes, cada uma com sua própria história e cultura, fato que determina grande parte dos conflitos nessa região.

São inúmeros os conflitos atualmente se desenvolvendo em boa parte destas áreas descritas: 
A Abecásia vem desafiando o governo central da Geórgia. Historicamente ligada a este país, a Abecásia tem um movimento ativo de independência quase que desde a fundação da Geórgia, com o desmantelamento da URSS. A Geórgia também enfrenta problemas com outra república separatista, a Ossétia do Sul. Russia reconhece a independência dos Estados separatistas. 

Outras duas nações independentes da região, Armênia, de maioria cristã, e Azerbaijão, nação muçulmana, estão em conflito constante desde as respectivas autonomias com o fim da URSS. A principal disputa gira em torno de Nagorno-Karabakh.



O conflito que mais têm chamado a atenção da opinião pública é a questão da independência da Chechênia, principalmente depois do atentado  na maratona de Boston (EUA) causado por dois jovens terroristas chechênios: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/04/130423_chechenia_conflito_bg.shtml?bw=nb&mp=wm&bbcws=1&news=1 

Com fim da URSS, a Chechênia (população de maioria muçulmana) declara independência do Império Russo e a formação de um novo Estado em 1991. Em 1994 a Rússia retoma o controle do território com intensa repressão e violência aos separatistas, gerando a Primeira Guerra da Chêchenia.


A Russia conquistam a capital Grózny e reforçam as atividades militares, que acabam na assinatura de um tratado de paz que apenas adiou a regulamentação e decisão da situação do novo país.




Em 1999, rebeldes separatistas retomam o combate iniciando ataques terroristas em Moscou e outras cidades russas.  Conseguem o apoio do Daguestão para a formação de um novo Estado Islâmico.


Surge nesse momento a Segunda Guerra da Chechênia, marcada pela ação mais ofensiva russa, que resultou na destruição de Grózny. Em 2000, a Russia vence a guerra assinando um novo tratado com lideres separatistas que desmancham o movimento.




Entretanto alguns rebeldes continuam a realizar atentados terroristas em algumas regiões do globo, como foi o caso do suicídio no metrô de Moscou em 2010: http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2010/03/29/explosoes-em-metro-deixam-ao-menos-37-mortos-em-moscou.htm. Além desse provável atentado durante a maratona.



# No dia 19 de abril desse ano, o Jornal da Cultura passou uma reportagem muito interessante, resumida e objetiva sobre os conflitos na Chechênia e toda a repercusão desse atentado em Boston. Eu não achei o vídeo para postar, mas vale a pena procurar pra assistir.


Postado por Gustavo Gerin

2 comentários: